CEMADEN

Por Alexandre MOURA (*)

 

 

CEMADEN

 

Uma entidade pouco conhecida pelos brasileiros, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/cemaden), órgão ligado ao MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, completou 10 anos de existência. Sediado na cidade de São José dos Campos, São Paulo, o CEMADEN tem a responsabilidade de monitorar áreas de riscos e desastres naturais, com o objetivo de preservar a vida e o patrimônio de milhões de brasileiros. Diariamente são acompanhadas mais de 50 mil áreas suscetíveis a riscos de deslizamentos e inundações, em 959 municípios espalhados por todas as regiões do Brasil, onde vivem mais de 10 milhões de pessoas. Para fazer esse monitoramento, é utilizada uma rede com 37 radares meteorológicos (além de pluviômetros, estações hidrológicas e geotécnicas), sendo 9 do próprio CEMADEN (instalados nas cidades de Maceió-AL, Natal-RN, Petrolina-PE, Salvador-BA, Jaraguari-MS, São Francisco-MG, Três Marias-MG, Almenara-MG e Santa Teresa-ES) e os restantes pertencem a FAB ? Força Aérea Brasileira.

 

Duratex

 

A Duratex, empresa brasileira de material de construção dona das marcas Deca e Hydra, divulgou que pretende criar uma empresa de capital de risco para investir em Startups. Para concretizar essa intenção, a empresa criou um fundo de R$ 100 milhões. Estão no radar da Duratex, Startups focadas em tecnologias voltadas para a atual tendência de transformação digital e inovação, do segmento de construção, reforma e decoração. A Duratex vem mapeando oportunidades potenciais em negócios disruptivos relacionados ao setor onde atua, faz algum tempo e agora, parte para os investimentos e aquisições. Esse tipo de ação, através de um fundo de venture capital (capital de risco), tem se tornado uma tendência mundial, em todos os segmentos industriais e de serviços, devido a aceleração da digitalização dos negócios, forçando as grandes empresas tradicionais buscar a aquisição e posterior desenvolvimento, de pequenas empresas (inovadoras) para continuarem crescendo, neste mundo cada vez mais competitivo.

 

R$ 1,24 milhão

 

Segundo matéria publicada na revista brasileira Aero Magazine, especializada em aeronáutica e espaço, este é o preço de uma passagem para quem deseja fazer turismo espacial. Quem está promovendo a venda das passagens - a serem usadas em breve - é a empresa americana Virgin Galactic (que faz parte do grupo inglês Virgin, especializado no setor de turismo). A empresa, inclusive, já obteve a devida licença da FAA (Federal Aviation Administration) a Agência de Aviação Civil dos Estados Unidos (semelhante a brasileira ANAC), para comercializar os pacotes de viagens espaciais. Os voos serão realizados em um veículo espacial que atinge a velocidade máxima de 3.700 km/h, e que pode atingir quase 90 Km de altura (espaço). A nave decola do denominado, Spaceport America (www.spaceportamerica.com), instalado nos arredores da cidade de Las Cruces, estado do Novo México, Estados Unidos.

 

Ruraltur 2021

 

No início do próximo mês de setembro, acontecerá a 17ª Edição da Ruraltur, maior Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil. Devido a pandemia, o evento será no formato 100% digital, sendo transmitida pela Internet. A Ruraltur foi criada pelo Sebrae Paraíba em 2005, e a partir de 2015, passou a ser nacional, acontecendo em outros estados do país. O objetivo do evento é fomentar, promover e fortalecer o Turismo Rural, dando visibilidade mundial a essa atividade. A edição deste ano, será realizada no estado do Maranhão, e apresentará experiências do Turismo Rural Consciente, Criativo e Colaborativo, contando com um Marketplace com mais de 200 lojas virtuais, mesas redondas, rodadas de negócios, palestras, salas de bate-papo com especialistas e visitas técnicas, tudo acontecendo de forma digital. Mais informações no endereço: www.ruralturdigital.com.br

____________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Associação Comercial e Empresarial de Guarabira

Portal de Notícias da ACEG, aqui você encontra as últimas notícias sobre as ações, eventos e cursos realizados pela ACEG na cidade de Guarabira e região.