Concorrência Feroz
Concorrência Feroz
A concorrência no e-commerce (comércio
eletrônico), no Brasil, está cada dia mais feroz. Depois que o Magazine Luíza e
a Amazon começaram a fazer as entregas dos produtos vendidos, em até um dia
útil, agora é o marketplace Mercado Livre prometer o mesmo prazo.
Inicialmente, as regiões onde as entregas no mesmo dia, serão realizadas, estão
restritas as compras realizadas na grande São Paulo e nas regiões
metropolitanas de Florianópolis (Santa Catarina) e em Salvador (Bahia). Posteriormente,
após a consolidação do piloto nestas três localidades, o modelo de entregas do Mercado
Livre será implantado em todo o país. Essa briga por rapidez na entrega é a
resposta a maior crítica dos clientes do comércio eletrônico: a demora em
receber os produtos adquiridos. Esse desejo (receber a compra, de imediato) do
consumidor, reforça a estratégia de ser ter marketplaces locais, a
exemplo do Vitrine Digital (www.vitrinedigital.campinagrande.br),
pela proximidade geográfica com o cliente, e que vem sendo uma tendência nos últimos
meses.
Mais uma
Os ataques de hackers, que vem crescendo
desde o final de 2019, fez mais uma vítima. Agora foi a vez da empresa chinesa
de e-commerce, Alibaba, sofrer um ataque dos criminosos digitais.
Os hackers conseguiram roubar, aproximadamente, 1 bilhão de dados de
clientes da plataforma de compras online. Segundo o que vem sendo
comentado em fóruns de especialistas em proteção de dados, e o divulgado em matéria
publicada no jornal americano especializado em finanças, The Wall Street
Journal, os dados acessados e copiados, incluem nome, número de telefone, avaliações
de produtos adquiridos, e-mail e informações dos cartões de crédito dos
consumidores. Pela matéria do jornal americano, o hacker estava tendo
acesso (sem ser descoberto) aos dados da plataforma desde o mês de novembro de
2019. Buscando coibir este tipo de crime, a China vai implantar em setembro
deste ano, uma nova legislação e política de segurança de dados, focada em empresas
que lidam com dados pessoais, semelhante a legislação europeia e a brasileira LGPD
? Lei Geral de Proteção de Dados.
Webinar BraFIP
No próximo dia 05 de julho, às 17 horas, a BraFIP ?
Associação Brasileira para a Promoção da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
em Colaboração, promove um Webinar com o objetivo de detalhar os Critérios
de Avaliação da Chamada de Ideias 2021. A Chamada de Ideias da BraFIP é uma
ação anual, internacional, aberta a participação de empresas, startups,
universidades e centros de pesquisa. Até 15 das melhores ideias selecionadas terão
a oportunidade de serem apresentadas durante o International Cooperation Day
(IncoDay 2021), que ocorrerá no dia 01 de dezembro deste ano, em
Goiânia, Goiás. Como a edição 2020, o evento novamente será híbrido (presencial
e online), com apoio do SEBRAE-GO. No Webinar serão detalhados os
critérios de avaliação usados pela BraFIP para definir quais ideias serão
selecionadas para serem apresentadas no IncoDay 2021. Quem quiser
participar pode se inscrever no link https://www.sympla.com.br/webminar-chamada-de-ideias-brafip-2021---divulgacao-dos-criterios-de-avaliacao__1241794
Amazonia
Investments & Innovation
No próximo dia 30 deste mês, acontecerá o Fórum online
Amazonia Investments & Innovation que tem como objetivo atrair novas
oportunidades de investimentos e negócios, para o ecossistema da região da
Amazônia Ocidental e Amapá, sempre com a preocupação de ter sustentabilidade
para o ecossistema como um todo, com base na utilização da Lei de Informática.
O evento é voltado para startups, empresas de base tecnológica, investidores,
incubadoras de empresas, ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia) e aceleradoras
de startups. Os três dias do evento virtual, contará com a participação
de entidades e painelistas, do Brasil e do exterior. Mais informações e inscrições,
no endereço amazoniainvestments.softex.br.