Por Alexandre MOURA (*)

Entregas em Uma Hora


Uma hora, esse é o prazo que o e-commerce (comércio eletrônico) do Magazine Luiza promete entregar os pedidos feitos na sua plataforma de vendas pela Internet, a Magalu. Inicialmente, são 45 lojas já cumprindo este prazo e o objetivo é ter o prazo de uma hora, como padrão, até o final deste ano, nas 1.300 lojas da rede. Para se ter uma ideia do avanço do e-commerce no negócio do Magazine Luíza, as vendas online no primeiro trimestre de 2021 atingiram R$ 8,8 bilhões, 114% a mais, em relação ao mesmo período de 2020. Os primeiros números deste ano, mostram que 70% do total vendido pela rede de lojas do grupo em 2021, foram pela Internet. Essa informação confirma o acerto da criação do Marketplace Vitrine Digital (www.vitrinedigital.campinagrande.br) por várias entidades empresariais sob a liderança e apoio, do SEBRAE.


Geração Digital


Esse crescimento vertiginoso do comércio eletrônico (como exemplificado no tópico acima), acontece não só aqui no Brasil e tem algumas explicações (uma delas, claro, é a pandemia). Entretanto, a principal ou a mais forte (na minha opinião), são os jovens com até 35 anos de idade, que costumo denominar de Geração Digital. Para essa turma Internet sempre existiu e telefonia celular, idem. Assim, eles agem de forma natural no mundo digital e isso acarreta uma mudança enorme, na maneira de fazer negócios, seja no varejo, no sistema financeiro (o Bradesco, por exemplo, decidiu fechar centenas de agências e apostar fortemente no atendimento digital) e/ou nos serviços. Como já escrevi em colunas anteriores, a pandemia acelerou um processo que já vinha em crescimento. A digitalização dos negócios é inevitável e a empresa (de qualquer segmento) que não estiver focada nessa nova realidade, vai encolher e desaparecer. Essa é a realidade e os consumidores, da Geração Digital, são o presente e o futuro do varejo, do sistema financeiro, do segmento educacional, dos serviços. Enfim, dos negócios!


Constelação de Nanossatélites


O Governo Federal tem investido bastante na retomada do programa espacial brasileiro, nos últimos dois anos. A iniciativa mais recente é a criação de um programa específico, para fabricação de nanossatélites (equipamentos de pequeno porte, pesando até 10 Kg) no estado de Santa Catarina. Denominado de Programa Constelação Catarina, o projeto prevê a fabricação de 13 artefatos espaciais de pequeno porte e tem o objetivo de atender os setores agropecuário e de defesa civil, prevenindo desastres naturais e aprimorando o processo de agricultura de precisão. Os nanossatélites servirão para a monitoração climática e contam com investimentos da AEB - Agência Espacial Brasileira em parceria com o Governo do Estado, da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e da FIESC  Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Ótima notícia!


?Local?


Uma nova rede social começa a chamar a atenção no cenário brasileiro. Denominada de Local a rede social tem sede no Brasil e busca unir turistas, moradores dos locais visitados e um marketplace de prestadores de serviços turísticos, de uma forma bem interessante. A ideia inicial, foi criar uma rede social, especifica, para conectar turistas aos residentes do local, que conhecem bem, as regiões visitadas incluindo seus segredos. Segredos esses, que podem ser gastronômicos, lugares especiais, culturais, etc. Por enquanto a Local está em testes, tendo a cidade de São Paulo, como laboratório.

____________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Associação Comercial e Empresarial de Guarabira

Portal de Notícias da ACEG, aqui você encontra as últimas notícias sobre as ações, eventos e cursos realizados pela ACEG na cidade de Guarabira e região.