Por Alexandre MOURA (*)

Segurança Cibernética e o SENAI


Conforme informações da Agência de Notícias CNI, a Academia SENAI de Segurança Cibernética teve as primeiras turmas sendo capacitadas no curso prático de simulação de defesa e ataque, hacker. O curso utiliza um simulador que permite o treinamento avançado dos alunos, divididos em dois times, um de ataque e outro de defesa cibernética. As aulas são totalmente a distância (online) e as inscrições para preenchimento das vagas, estão permanentemente abertas na Loja Digital Mundo SENAI. A primeira turma foi formada por policiais civis e militares, das agências de inteligência do Ceará que integram o Subsistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública. Para participar do treinamento, os candidatos devem ser profissionais das áreas de segurança de dados, de redes e de telecomunicações, com capacitação/conhecimento anterior em TI (Tecnologia da Informação). Excelente ideia do SENAI, neste momento que os sistemas de informática dos órgãos públicos e das empresas brasileiras, estão cada vez mais vulneráveis a ataques dos ?criminosos digitais?.


Laboratório de Nível 4


Desde o ano passado especialistas brasileiros estão discutindo e planejando, a implantação de um laboratório de Nível de Biossegurança 4 no país. A pandemia mostrou a necessidade do Brasil, contar com esse tipo de equipamento que poucos países possuem. O futuro LNMCB - Laboratório Nacional de Máxima Contenção Biológica, terá seu projeto finalizado até o final do ano, quando será apresentado à CREDEN - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional juntamente com documentação tratando de uma Política Nacional de Biossegurança e Bioproteção. Participam do projeto, dentre outras entidades, os Ministérios da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Saúde, e o da Ciência, Tecnologia e Inovações. O objetivo, segundo o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, é ter uma infraestrutura capaz de estudar, conter vírus e oferecer vacinas para nossa população e para ajudar no esforço mundial de combate a essa ou outras pandemias, que poderão surgir no futuro.


INCODAY 2021


A edição 2021 do INCODAY (International Cooperation Day) acontecerá na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás. O evento que é anual, acontece em cidades diferentes (a edição 2020, foi realizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, e outras edições foram realizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas - SP), sempre no mês de dezembro. O INCODAY é uma promoção da BRAFIP (Associação Brasileira de Fomento a Inovação em Plataformas Tecnológicas) e finaliza a ?Chamada de Ideias BRAFIP?, um convite público internacional para submissão de Ideias e Projetos para PD&I Colaborativa (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de forma Colaborativa), envolvendo diversas Empresas, Universidades, Startups e Centros de Pesquisa, do Brasil e de outros países. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no portal da BRAFIP, no endereço: www.brafip.org.br


Mais Um!


Após o lançamento, com sucesso, do satélite Amazonas 1 de uma base espacial da Índia, o Brasil colocou em órbita, em poucas semanas, mais um satélite desenvolvido no país. Trata-se do NanoSatC-Br2, que foi ao espaço através de um foguete russo Soyuz-2, lançado do Cosmódromo de Baikonur, localizado na República do Cazaquistão. O NanoSatC-Br2 é o segundo nanossatélite (termo que define um satélite artificial, com uma massa menor do que 10 kg) científico universitário brasileiro, desenvolvido através do Programa Nanossatélites, que consiste em uma parceria entre a AEB - Agência Espacial Brasileira, o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ambas instituições vinculadas ao MCTI  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) e a UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul. Segundo técnicos do MCTI, este programa é voltado para a integração e formação de professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e tecnólogos em projetos de pesquisa espacial e áreas afins, promovendo desta forma, a capacitação de uma nova geração de profissionais e pesquisadores deste segmento técnico e econômico.

____________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Associação Comercial e Empresarial de Guarabira

Portal de Notícias da ACEG, aqui você encontra as últimas notícias sobre as ações, eventos e cursos realizados pela ACEG na cidade de Guarabira e região.