Por Alexandre MOURA (*)

 

SPAC

 

Desde o ano passado, a sigla SPAC é cada vez mais mencionada no mercado financeiro, particularmente em relação a investimento de risco. SPAC sigla para Special Purpose Acquisition Company (numa tradução livre: Empresa de Aquisição de Propósito Específico) pode ser definida como uma empresa, normalmente uma holding (empresa de participações societárias), constituída, essencialmente, com a finalidade de obter investimentos, para aquisição futura de outra empresa ainda não definida. Ou seja, a SPAC procura ter o capital para quando aparecer uma oportunidade interessante, adquirir a empresa que está à venda ou investir numa startup promissora, que aparecer no radar dos investidores. Conhecidas também nos Estados Unidos, como empresas cheque em branco, o capital é obtido junto a investidores e/ou diretamente com a abertura de capital na bolsa de valores, com base na credibilidade que seus fundadores têm junto ao mercado financeiro. Em 2020, as SPACs americanas captaram cerca de R$ 430 bilhões e em 2021, esse valor deve dobrar. No Brasil, o movimento SPAC já começa a dar os primeiros passos e os analistas acreditam que até o final do ano, cerca de R$ 5 bilhões devem ser captados com esse modelo de negócio.

 

Um Piloto

 

A crise das empresas aéreas, em nível mundial, está muito longe do fim. O desastre causado ao segmento pela pandemia no ano passado, foi devastador e tudo indica que em 2021, não será muito diferente. A indústria do transporte aéreo como um todo (formada por fabricantes de aeronaves, empresas aéreas, administradoras de aeroportos, trade turístico, etc) está buscando soluções para diminuição de custos e adequação a nova realidade do ?negócio transporte aéreo. Uma das soluções apresentadas e já sendo testada, é a diminuição do número de tripulantes técnicos (Piloto e Copiloto). A ideia é passar a operar a aeronave com apenas o Piloto, auxiliado por sistemas baseados em IA (Inteligência Artificial), como um ?Copiloto Virtual?.

 

Um Piloto (II)

 

Nessa linha de passar a utilizar somente o Piloto (o chamado voo Single Pilot), sem a necessidade do Copiloto (ou como é chamado: Primeiro Oficial), matéria recentemente publicada na revista brasileira de aviação Aero Magazine, informa que a empresa FedEx - multinacional americana de carga aérea e entrega de encomendas e que possui centenas de aeronaves em sua frota - está testando um sistema de IA que permite voos com um único Piloto. Os voos de teste, estão sendo realizados em uma aeronave do modelo turbo hélice ATR 42-300F (cargueiro), e pretende certificar junto a FAA (Federal Aviation Administration, a correspondente americana, da nossa ANAC  Agência Nacional de Aviação Civil) a operação deste tipo de aeronave cargueira como o maior avião operado por um único tripulante técnico. Os voos de teste com duração de 1 hora, estão sendo realizados nos Estados Unidos, nos arredores do aeroporto de Waterbury-Oxford, no estado de Connecticut, com a supervisão de técnicos da FAA. Em breve, poderemos ter também, a mesma solução sendo utilizada em aeronaves de passageiros.

 

Competição Aeroespacial

 

Estão abertas até o próximo dia 12 de março, as inscrições para a 1ª Competição Aeroespacial SARC-BARINet voltada para ações de desenvolvimento cooperativo do uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) numa parceria entre o Brasil e Suécia na busca de soluções inovações aeronáuticas. Essa é apoiada, fortemente, pelo CISB - Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro. O objetivo é mobilizar estudantes, pesquisadores, universidades, Startups e a cadeia industrial e de serviços, do setor aeroespacial dos dois países, em prol da inovação tecnológica. O nome SARC-BARINet tem origem nas siglas em inglês SARC (que significa em uma tradução livre, Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial) e BARINet (Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial) que pretendem premiar as melhores soluções para um problema específico que envolva o uso de múltiplas aeronaves não-tripuladas (os populares drones). A equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 45.000,00. Mais informações podem ser obtidas no endereço https://sarc.center/sarc-barinet-aerospace-competition/.

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Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Associação Comercial e Empresarial de Guarabira

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