Por Alexandre MOURA (*)
SPAC
Desde o ano passado, a sigla SPAC é cada vez mais
mencionada no mercado financeiro, particularmente em relação a investimento de
risco. SPAC sigla para Special Purpose Acquisition Company (numa tradução livre: Empresa de Aquisição de Propósito Específico) pode ser definida como uma empresa,
normalmente uma holding (empresa de participações societárias), constituída,
essencialmente, com a finalidade de obter investimentos, para aquisição futura
de outra empresa ainda não definida. Ou seja, a SPAC procura ter o capital
para quando aparecer uma oportunidade interessante, adquirir a empresa que está
à venda ou investir numa startup promissora, que aparecer no radar dos
investidores. Conhecidas também nos Estados Unidos, como empresas cheque em
branco, o capital é obtido junto a investidores e/ou diretamente com a
abertura de capital na bolsa de valores, com base na credibilidade que seus
fundadores têm junto ao mercado financeiro. Em 2020, as SPACs americanas
captaram cerca de R$ 430 bilhões e em 2021, esse valor deve dobrar. No Brasil, o movimento SPAC já começa a dar os primeiros passos e os analistas acreditam
que até o final do ano, cerca de R$ 5 bilhões devem ser captados com esse
modelo de negócio.
Um Piloto
A crise das empresas aéreas, em nível mundial, está
muito longe do fim. O desastre causado ao segmento pela pandemia no ano
passado, foi devastador e tudo indica que em 2021, não será muito diferente. A indústria
do transporte aéreo como um todo (formada por fabricantes de aeronaves,
empresas aéreas, administradoras de aeroportos, trade turístico, etc) está buscando
soluções para diminuição de custos e adequação a nova realidade do ?negócio transporte
aéreo. Uma das soluções apresentadas e já sendo testada, é a diminuição do
número de tripulantes técnicos (Piloto e Copiloto). A ideia é passar a operar a
aeronave com apenas o Piloto, auxiliado por sistemas baseados em IA
(Inteligência Artificial), como um ?Copiloto Virtual?.
Um Piloto (II)
Nessa linha de passar a utilizar somente o Piloto (o
chamado voo Single Pilot), sem a necessidade do Copiloto (ou como é chamado: Primeiro
Oficial), matéria recentemente publicada na revista brasileira de aviação Aero
Magazine, informa que a empresa FedEx - multinacional americana de carga aérea
e entrega de encomendas e que possui centenas de aeronaves em sua frota - está testando
um sistema de IA que permite voos com um único Piloto. Os voos de teste, estão
sendo realizados em uma aeronave do modelo turbo hélice ATR 42-300F (cargueiro),
e pretende certificar junto a FAA (Federal Aviation Administration, a correspondente
americana, da nossa ANAC Agência Nacional de Aviação Civil) a operação deste
tipo de aeronave cargueira como o maior avião operado por um único tripulante
técnico. Os voos de teste com duração de 1 hora, estão sendo realizados nos
Estados Unidos, nos arredores do aeroporto de Waterbury-Oxford, no estado de Connecticut,
com a supervisão de técnicos da FAA. Em breve, poderemos ter também, a mesma solução sendo utilizada em aeronaves de passageiros.
Competição Aeroespacial
Estão abertas até o próximo dia 12 de março, as
inscrições para a 1ª Competição Aeroespacial SARC-BARINet voltada para ações
de desenvolvimento cooperativo do uso de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados)
numa parceria entre o Brasil e Suécia na busca de soluções inovações aeronáuticas.
Essa é apoiada, fortemente, pelo CISB - Centro de Pesquisa e Inovação
Sueco-Brasileiro. O objetivo é mobilizar estudantes, pesquisadores,
universidades, Startups e a cadeia industrial e de serviços, do setor
aeroespacial dos dois países, em prol da inovação tecnológica. O nome SARC-BARINet tem origem nas siglas em inglês SARC (que significa em uma tradução livre, Centro
Sueco de Pesquisa Aeroespacial) e BARINet (Rede Brasileira de Pesquisa e
Inovação Aeroespacial) que pretendem premiar as melhores soluções para um
problema específico que envolva o uso de múltiplas aeronaves não-tripuladas (os
populares drones). A equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 45.000,00. Mais
informações podem ser obtidas no endereço https://sarc.center/sarc-barinet-aerospace-competition/.
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Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio
Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, VP da Federação das Associações
Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais
da BRAFIP.