Mais um mega vazamento de dados!

Pela terceira semana consecutiva, escrevo sobre um mega vazamento de dados/informações sensíveis de cidadãos brasileiros. Agora, segundo matéria publicada no site NeoFeed (www. neofeed.com.br)  especializado em empreendedorismo, negócios, inovação e transformação digital  foram expostos os dados de quase 103 milhões de contas de telefone celular em um vazamento dos dados pessoais (incluindo números para os quais foram feitas e recebidas ligações e duração das chamadas) dos proprietários destas contas.

O problema foi identificado pela empresa de cyber segurança PSafe, a mesma que divulgou, recentemente, o vazamento dos dados de 223 milhões de CPFs e 40 milhões de CNPJs. A ANPD  Autoridade Nacional de Proteção de Dados já foi informada oficialmente, do ocorrido e está investigando esse novo caso.

Faz-se necessário que ações enérgicas sejam tomadas pela ANPD, envolvendo inclusive, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Secretaria Nacional do Consumidor (do Ministério da Justiça). Descobrir a fonte ou fontes, do vazamento não deve ser muito difícil visto que deve ter origem nas operadoras.

Esse tipo de crime tem que ser exemplarmente punido e como escrevi na coluna da semana passada, é para isso que a LGPD  Lei Geral de Proteção de Dados, o CDC  Código de Defesa do Consumidor e o Código Penal, existem! Não dá para toda semana o crime se repetir e ninguém (seja pessoa física ou jurídica) ser devidamente responsabilizado, tanto cível quanto criminalmente!

"MadeiraMadeira" o novo "Unicórnio" brasileiro

 O significado de Unicórnio aqui não é a criatura mítica das lendas e fabulas (cavalo com um chifre) e sim de uma Startup (ou de um negócio já existente), que é considerada ?Unicórnio? quando é avaliada, pelo mercado de investimentos, em 5 bilhões de reais ou mais, antes de abrir seu capital em bolsas de valores.

Esse é exatamente o caso da empresa "MadeiraMadeira" (o nome é junto mesmo) que após levantar, R$ 1 bilhão, em financiamento de estágio final de investidores liderados pelo fundo de investimento latino-americano SoftBank e a empresa de investimento público e privado brasileira, Dynamo, está sendo tratada como o mais novo Unicórnio brasileiro.

A empresa, com o novo aporte de recursos, vai fortalecer sua presença no mercado online (comércio eletrônico) onde já se destaca como especializada em produtos para o lar, oferecendo cerca de 300.000 itens, para que os clientes possam decorar, mobiliar e mesmo construir ou reformar, seus imóveis.

E-commerce e a Realidade Aumentada

A pandemia do vírus chinês consolidou o crescimento do e-commerce (comércio eletrônico) em nível local e mundial, e a tendência deve continuar nos próximos meses e anos. Para isso, o uso de novas tecnologias (e aprimoramento das já utilizadas), como é o caso da ?Realidade Aumentada (RA) é fundamental. A RA propicia a união entre o mundo físico e o virtual, acrescentando elementos, de forma virtual, ao que enxergamos fisicamente.

No comércio eletrônico o uso de RA facilita, substancialmente, a experiência do consumido na loja digital e assim, tornar-se um fator para diferenciar e aumentar a competitividade (alavancando as vendas, quando essa tecnologia é bem utilizada) de uma loja, em relação as milhões de lojas existentes hoje na Internet.

Um exemplo de RA é o uso de um código QR que possibilita o acréscimo de uma quantidade enorme de informações (vídeos, textos, fotos, depoimentos de clientes, etc) sobre um produto e/ou serviço sendo oferecido, gerando um tremendo efeito de marketing, de forma barata e eficiente.

?Co-living?

Outra tendência criada pela pandemia é o conceito de co-living communities (comunidades de convivência), um nome bonito para definir a ocupação mista para os espaços antes destinados apenas para escritórios, mas que agora passam a ser utilizados também (com as devidas adaptações), como moradia.

A ideia vai além do tradicional home office (tão falado nos últimos meses), passando a ser ambientes híbridos de trabalho e vida?, onde pessoas possam conviver, trabalhar, morar e se divertir, ocupando assim, o antigo escritório 24h, de domingo a domingo, formando uma comunidade.

Esse tipo de ambiente tem atraído, inicialmente, profissionais liberais de algumas áreas e colaboradores de empresas de tecnologia.

Será esse realmente o futuro do local de trabalho e moradia?

Associação Comercial e Empresarial de Guarabira

Portal de Notícias da ACEG, aqui você encontra as últimas notícias sobre as ações, eventos e cursos realizados pela ACEG na cidade de Guarabira e região.