Qual a importância da cultura de valor na gestão empresarial?

Discute-se hoje junto às organizações a necessidade da cultura de valor. O que significa e qual a sua importância na conjuntura mundial e os desafios na gestão de pessoas? Diante desta perspectiva, convém uma reflexão a respeito da cultura e do valor. Afinal, cultura é combinação de valores compartilhados e comportamentos. Valor é aquilo que você acredita ou não; talento, caráter, preço, estimação, etc.

Mas por que uma cultura de valor é tão importante nas organizações? A empresa que pratica uma cultura de valor é aquela em que todos e cada um se envolvem no atendimento de interesses comuns em seus ambientes e relacionamentos; é quando a organização consegue estabelecer uma ponte com a sociedade,buscando a excelência em um ou mais objetivos, embora isto tudo não seja o suficiente, requerendo uma ação integrada nas estratégicas, nos sistemas, produtos e serviços entre clientes, recursos humanos, sociedade e demais stakeholders, isto é, partes interessadas nas atividades da empresa, inclusive a Responsabilidade Social. Administrar tantas atividades exige uma cultura de valor com ética e transparência que lhe oriente e dê sinergia, assegurando-lhe resultados.

Vivemos num período do mundo de intensa transição motivada pela globalização, pela tecnologia da informação em todos os sistemas que governam a humanidade, levando-nos a tantas incertezas e paradoxos, onde só há uma âncora capaz de manter este equilíbrio: o elemento humano, que deve ser dotado de uma cultura suficientemente para que tudo isto se proceda adequadamente nesses fluxos sob pena de suas intervenções não atingirem os objetivos almejados. Significando que numa cultura de valor cada parte tem de trabalhar ?com? e ?para? a outra, mas não se trata apenas de encantar o cliente, remunerar os acionistas, premiar o trabalhador, cumprir a legislação. Tudo isto foi coisa do passado.

Atualmente deve haver uma articulação entre o homem, seu ambiente de trabalho e o mundo, numa busca constante de idéias para ações identificando quem adiciona valor a quem, por que o faz, que instrumento utiliza e quais os fins desejados.

Como se processa essa cultura de valor? Em primeiro lugar pela INSPIRAÇÃO onde se desenha modelos, lidera pelos exemplos, procura nos outros a razão de si mesmo, leva para os outros suas propostas de valor, constrói estratégias, dando, enfim, sentido para uma cultura de valor. Pelo ENGAJAMENTO, ir muito além da tradicional participação. Talento exige engajamento, essencial para a diferenciação competitiva numa cultura baseada em compromisso, responsabilidade e perspectiva alongada. Por fim, a SUPERAÇÃO, entendida como a obtenção de resultados cada vez mais desafiantes, voltados para a próxima fronteira e não mais para o que conseguimos ontem. Superação é mais que evolução. É esforço permanente.

Associação Comercial e Empresarial de Guarabira

Portal de Notícias da ACEG, aqui você encontra as últimas notícias sobre as ações, eventos e cursos realizados pela ACEG na cidade de Guarabira e região.